Cursos

Introdução a Economia – Vamos aprender um pouco mais…

Um dos assuntos mais importantes para quem quer aprender a investir seu dinheiro é saber pelo menos o básico de economia.

A economia não é nenhum bicho de sete cabeças, apesar dos profissionais da área fazerem-na parecer complicadíssima.

A função principal da economia é a alocação dos recurssos escassos. Quanto melhor essa alocação, mais rico o país tende a ser.

Socialismo X Capitalismo

Quando a alocação e a propriedade dos recursos cabem ao setor privado chamamos de capitalismo, ou economia de livre mercado, se ao invés, a propriedade e a alocação forem feitos pelo estado chamamos esse sistema de socialista.

Todos, ou quase todos os países, são um misto de capitalismo e socialismo.

Num sistema puramente socialista essa alocação cabe ao governo, e provavelmente será feita através da cabeça, ou cabeças, de quem estiver no comando. Já num sistema capitalista essa alocação se dá pela oferta e demanda dos consumidores e produtores.

Oferta e Demanda na Economia de Mercado

Para um bem de consumo quanto maior o preço, menor a demanda e quanto menor o preço, maior a demanda. A oferta se comporta de forma oposta. O agregado dos consumidores forma a curva de demanda, o agregado dos produtores forma a curva de oferta, e a intersecção entre as duas curvas é o que chamamos de preço de equílibrio. Esse preço nos dará a quantidade que não gerará escassez nem desperdício deste produto, pois a quantidade demandada será igual a quantidade ofertada, ver gráfico abaixo.

Vale lembrar que essas curvas não são estáticas, elas se alteram conforme mudanças vão ocorrendo, nos gostos dos consumidores, em novas tecnologias, nas formas de produção, etc…

Lucro

A diferença entre o preço de venda de um produto e os preços que compõem os seus custos, trabalho, aluguel, custos fixos e variáveis, é o lucro obtido pelos vendedores. Esse lucro também é um preço, o preço do capital, e ele tende a convergir a um valor de referência, nos dias de hoje, chamamos esse valor de taxa livre de risco, normalmente é o valor pago pelos governos em suas dívidas.

E é através do lucro que os recursos são alocados em um sistema capitalista. Se os lucros de um determinado setor são altos, há carência desses produtos, e mais pessoas e insumos serão atraídos para essa área, aumentando a produção e forçando os preços e os lucros para baixo. E aonde o lucro for baixo, ou negativo, haverá falências, e o contrário ocorrerá, liberando assim mais recursos para os demais setores da economia.

Resumo

Resumindo, sistema socialista estado decide alocação, sistema capitalista o setor privado. Oferta e demanda geram os preços, diferença entre os preços de venda e os custos, geram os lucros, os lucros tendem a convergir a uma taxa de referência, e é através dos lucros que os recursos são alocados, lucros altos atraem recursos e baixos liberam.

Em breve mais artigos sobre Economia, Análises de Investimentos, Escola Austríaca, Instrumentos Financeiros, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *